quinta-feira, 30 de maio de 2013

Justiça proíbe ação de flanelinhas nas ruas de Ribeirão Preto

A Justiça proibiu a ação de flanelinhas em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) e incumbiu a prefeitura e o governo do Estado de coibir as atividades dos guardadores de carros na cidade.

Segundo a decisão, Estado e município devem ser multados em R$ 1.000 para cada flanelinha flagrado em ação.

A sentença foi dada pela juíza da 1ª Vara da Fazenda de Ribeirão, Ruth Menegatti, no dia 3 de abril.

A magistrada acatou os argumentos apresentados pelo Ministério Público em uma ação de 2011 --as investigações são feitas desde 2010.

Segundo o promotor Carlos Cezar Barbosa, autor da ação, a maior parte das reclamações feitas ao Ministério Público dizia respeito a cobranças abusivas por parte de flanelinhas, que pediriam até R$ 30 para "olhar" veículos em noites de eventos.

O promotor disse ainda que um projeto de lei para regulamentar a atividade dos guardadores de carros foi proposto à Prefeitura de Ribeirão Preto. Segundo ele, a administração não aceitou a ideia por considerar a atividade "irregular".

"Diante da negativa [da prefeitura], coube uma ação civil pública para tentar coibir a ação dos flanelinhas. Uma decisão como esta tem um efeito pedagógico porque obriga o município a tomar uma atitude sobre a situação", afirmou Barbosa.


Em nota enviada pela assessoria, a prefeitura informou que ainda não foi notificada da sentença, que será analisada pelo setor jurídico.

Também por meio de sua assessoria, o governo paulista informou que não foi notificado da sentença, mas disse que já adota medidas para coibir a ação de flanelinhas no Estado --com a PM.

O promotor afirmou que o cidadão que presenciar a ação de flanelinhas deverá acionar a Polícia Militar e lavrar um boletim de ocorrência. O BO permitirá a ação do Ministério Público e a aplicação de sanções à prefeitura e ao governo do Estado.

O presidente do Sindicato dos Guardadores de Veículos de Ribeirão Preto, Álvaro Fortunato, disse que os 16 flanelinhas associados à sua entidade estão regulamentados e que não poderão ser retirados de atividade.

"Nossos guardadores têm até carteira assinada. Seria a mesma coisa que proibir um repórter de trabalhar", disse.

A Promotoria não soube informar quantos flanelinhas, regulamentados ou não, existem em Ribeirão Preto.

FONTE FOLHA DE SAO PAULO

3 comentários:

  1. No papel é uma coisa , mas pegue seu carro e saia pelas ruas de Ribeirão Preto SP e vera que a realidade é outra!

    ResponderExcluir
  2. Flanelinha regulamentado, essa é boa! Como regulamentar alguém para lucrar sobre um espaço público? E não pensem que é um "serviço" de escolha do cliente, pois não é. As pessoas são coagidas a pagar para estacionar seus carros na rua, sob a ameaça de ter seus bens danificados. Ademais, quem paga por esse "serviço" não tem garantia alguma caso ocorra algum dano no veículo; ou será que o sindicato dos guardadores de veículos paga por danos/roubos em carros que estavam sendo guardados? Acho que não. Esse tipo de ação clandestina deve ser proibido mesmo! Querem guardar carros? O façam em espaços particulares e ofereçam garantia de seus serviços.

    ResponderExcluir
  3. Fui no terra chopp , não paguei o flanelinha .... Furtaram todos os meus pertences que estavam no carro, material da faculdade, celular , mochila com umas roupas, meu som , estepe .... Fora o prejuízo com a fechadura do carro e o capô. Agora vem com conversa de regulamentar flanelinha ? ! Da uma vassoura e poe eles para varrer rua, aaa é varrer rua ninguém quer !

    ResponderExcluir